segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Livros da Semana

Título: Detective Maravilhas entre culpados e inocentes
Autor: Maria do Rosário Pedreira
Editor: Verbo
Sinopse:

Colecção juvenil, da autoria de Maria do Rosário Pedreira, girando à volta das aventuras e desventuras de três jovens que dedicam o seu tempo livre à resolução dos mais variados mistérios.
Rui e Alex são grandes amigos que moram num pacato bairro de Lisboa, onde toda a gente se conhece. Conhecem então Maria, que acabou de se mudar para o bairro com a sua numerosa família. Depois de se cruzarem na escola, decidem criar uma associação secreta de detectives, inspirada pelo velho diário do bisavô de Rui. O bisavô Artur desaparecera misteriosamente em 1944, durante uma viagem a bordo de um balão de ar quente. Desde então nunca mais se soube dele. A única pista é uma folha do seu velho diário, encontrada por Rui no sótão da casa da avó, com quem vive desde a morte da mãe.
Assim começam as aventuras e investigações do Detective Maravilhas. Os três amigos vão tentar encontrar as restantes folhas do diário do bisavô Artur, ao mesmo tempo que resolvem os mistérios que vão surgindo no bairro.
Em cada aventura do Detective Maravilhas é focado um problema actual da nossa sociedade: a droga, o racismo, a violência doméstica, etc.

Título: João Brincalhão
Autor: mª Carolina Pereira Rosa
Editor: Edições Nova Gaia
ISBN: 978-972-712-278-9
Sinopse:
Um livro com poemas e ilustrações de M. Carolina Pereira Rosa. «De manhã salto da cama/ Começo logo a brincar/ Com os carros, com o gato/ E com tudo o que apanhar» - assim é dado o arranque deste divertido livro. Poemas singelos que abordam temas diversos com que as crianças estão familiarizadas. A galinha pimpolina, o cavalinho, a borboleta amarela e o soldadinho de papel, são alguns dos personagens. É um livro fresco e leve que marca diferença sobretudo pelas ilustrações, criadas com recortes e colagens - excelentes sugestões para posteriores trabalhos criativos dos mais novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário