segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Livros da Semana


Título: Asas, Maçãs e telescópios
Autor: Anna Parisi
Editor: Principia
ISBN: 972-8818-48-3
Sinopse:

Continuando o percurso iniciado com o livro Números Mágicos e Estrelas Errantes - os primeiros passos da ciência, este segundo volume da colecção Eureca! relata os passos que conduziram àquela que é considerada uma das mais importantes revoluções científicas da História da Ciência.
Este livro narra assim os problemas que Copérnico teve de resolver, as estranhas ideias de Kepler, as dificuldades que Galileu teve de enfrentar e o mau feitio de Newton. Percorrendo o raciocínio, as observações, as experiências e as demonstrações destes cientistas, os jovens leitores poderão facilmente compreender as suas teorias e perceber como Galileu observou o céu com os seus binóculos, intuir os novos e poderosíssimos instrumentos matemáticos "criados" por Descartes, Leibniz e Newton e chegar até à formulação do princípio da gravitação universal. Mantendo o fio condutor histórico, Asas, Maçãs e Telescópios, acompanhando os raciocínios de Copérnico, Thyco Brahe, Kepler, Galileu, permitirá aos leitores conhecer o novo desenho do universo que as descobertas daquele grupo de cientistas proporcionou e que passou a ser posteriormente conhecido, no âmbito da História da Ciência, com o nome de Física Clássica.



Título: Para que serve o zero?
Autor: Ana Vicente
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 989-555-192-4
Sinopse:

Num belo dia de Inverno os números estavam a brincar uns com os outros.
A dada altura, o 5, que era especialmente brincalhão e gostava muito de dar saltinhos como se fosse uma mola, desafiou o 8 para jogar à macaca.
O 8, que era um bocado preguiçoso e assim a modos de reboludo, respondeu:
- Só nós os dois a jogar dá muito trabalho, temos de dar muitos saltos. Vamos pedir aos outros números para jogarem também.
Foi assim que desenharam os quadrados, 9 quadrados, no chão do pátio da escola.
O 0 ficou de fora a olhar para os outros números a brincar, pois não tinha quadrado. Ficou muito triste pois estava farto de ser gozado pelos outros números e resolveu convencê-los que é um número bem especial. Será que vai conseguir?


Uma forma simples e divertida de dar a conhecer as primeiras noções de matemática!

Sem comentários:

Enviar um comentário