terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Acontece na Biblioteca Vasco Moreira...

Projeto "DE.M.O.S."


TRABALHOS DE GRUPO E DEBATES NA BIBLIOTECA



O projeto "DE.M.O.S. - DEbate as innovative MethOd to enhance critical thinking and life skill” visa a implementação da metodologia do debate como ferramenta para o desenvolvimento das competências essenciais dos alunos e consequentemente aumentar os seus índices de empregabilidade, o seu desenvolvimento profissional, social e educacional, bem como a sua participação ativa na sociedade civil, contribuindo desta forma para dar resposta à prioridade principal do Erasmus +. Este projeto contará com a participação de escolas de seis países. A saber: Itália, a quem compete a coordenação do projeto, Portugal, Polónia, Holanda, Turquia e Letónia.
Este projeto tem como público alvo os alunos com idades compreendidas entre os 16-19 e tem como meta atingir os seguintes objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais e transversais dos alunos através da inovação nos métodos de ensino;
- inovar o método de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras através da implementação de metodologias pró-activas que privilegiem a interatividade e a oralidade;
- adaptar as competências e metodologias disponíveis para dar resposta de forma mais eficaz às mudanças da sociedade, fornecendo suporte através de formação e partilha de metodologias de ensino e avaliação inovadores utilizados em outros países na Europa.
A Escola Secundária D. Sancho I foi anfitriã entre os dias 12 e 17 de janeiro da primeira mobilidade de alunos agendada no âmbito do Projeto DE.M.O.S. Um grupo de 22 alunos e 10 professores oriundos da Holanda, Itália, Letónia, Polónia e Turquia deslocaram-se à nossa cidade para participarem em diferentes atividades dinamizadas pela nossa escola. O primeiro dia de trabalho incluiu a receção, feita por elementos da direção, do grupo no auditório onde os alunos assistiram a pequenos vídeos acerca da oferta formativa e instalações da escola, do nosso concelho e da zona norte do país onde a escola se insere. Em seguida, tomaram conhecimento da agenda de trabalhos e metodologias a aplicar durante a mobilidade no nosso país. Após a formação de equipas de debates constituídas por elementos oriundos dos diferentes países, os alunos puderam imediatamente dar início ao trabalho de preparação de estratégias e discursos para as diferentes rondas de debates agendadas para terça e quarta-feira.


Sem comentários:

Enviar um comentário