terça-feira, 3 de novembro de 2009

Outubro - Mês da Literacia da Informação nos Estados Unidos da América

O mês de Outubro é dedicado, a nível internacional, às Bibliotecas Escolares.
Nos Estados Unidos da América passou a ser também o Mês da Literacia da Informação.

Discurso de Barack Obama traduzido pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna, em articulação curricular com a BE:

Mês da Literacia
Proclamação do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama

Todos os dias somos inundados por uma vasta informação. Durante 24 horas diárias milhares de cadeias de rádio e televisão a nível internacional, juntamente com uma enorme quantidade de recursos em linha, desafiaram a nossa já longa percepção de sermos capazes de gerir a informação. Já não é suficiente possuirmos a informação; também temos de ser capazes de adquirir, seleccionar e avaliar essa mesma informação em qualquer situação. Este novo tipo da literacia exige conhecimentos nas tecnologias da informação, tais como computadores e instrumentos móveis que nos permitem tomar decisões no nosso dia a dia. O mês da literacia aumenta a necessidade de todos os americanos serem capazes de navegar no mundo da informação. Embora saibamos encontrar a informação necessária, temos que saber avaliá-la. Na última década, assistimos a um enorme aparecimento de novas tecnologias. Hoje em dia, vivemos num mundo onde se pode publicar qualquer tipo de opinião; verdadeira ou falsa, e expandi-la a nível mundial. Simultaneamente, os americanos têm um acesso, nunca antes possível, às mais variadas fontes de informação independentes, assim como a instituições, nomeadamente bibliotecas e universidades, que ajudam a separar o verdadeiro do falso e o essencial do acessório.
Os educadores e instituições de aprendizagem do nosso país têm que ter consciência e saber adaptar-se a estas novas realidades. Juntamente com as capacidades básicas de leitura, escrita e aritmética, é igualmente importante que sejam dadas aos nossos estudantes as oportunidades e ferramentas essenciais para tirar o melhor proveito da informação que lhes está disponível. A capacidade de procurar, encontrar e seleccionar informação pode ser aplicada a inúmeros casos diários em que se tomam decisões, sejam de ordem financeira, na área da saúde, da educação ou de carácter técnico.
Este mês dedicamo-nos a aumentar a consciência literácita, para que todos os cidadãos compreendam a sua importância. Uma sociedade informada e educada é essencial para o funcionamento da nossa sociedade democrática, e eu desafio as instituições de ensino do nosso país a ajudarem o povo americano a encontrar e a saber seleccionar a informação que procuram, em todos os seus aspectos.
Assim, eu, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, com o poder que me foi dado pela constituição e pelas leis dos Estados Unidos, decreto , daqui em diante, o mês de Outubro como o mês da literacia. Convoco o povo dos Estados Unidos a reconhecer a importância que a informação desempenha no nosso dia-a-dia, e a consciencializar-se do seu impacto.
Isto eu juro, no dia 1 de Outubro de 2009, assim como o fiz no dia da Independência dos Estados Unidos da América.
BARACK OBAMA

Sem comentários:

Enviar um comentário