O mês de Outubro é dedicado, a nível internacional, às Bibliotecas Escolares.
Nos Estados Unidos da América passou a ser também o Mês da Literacia da Informação.
Discurso de Barack Obama traduzido pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna, em articulação curricular com a BE:
Nos Estados Unidos da América passou a ser também o Mês da Literacia da Informação.
Discurso de Barack Obama traduzido pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna, em articulação curricular com a BE:
Mês da Literacia
Proclamação do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama
Proclamação do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama
Todos os dias somos inundados por uma vasta informação. Durante 24 horas diárias milhares de cadeias de rádio e televisão a nível internacional, juntamente com uma enorme quantidade de recursos em linha, desafiaram a nossa já longa percepção de sermos capazes de gerir a informação. Já não é suficiente possuirmos a informação; também temos de ser capazes de adquirir, seleccionar e avaliar essa mesma informação em qualquer situação. Este novo tipo da literacia exige conhecimentos nas tecnologias da informação, tais como computadores e instrumentos móveis que nos permitem tomar decisões no nosso dia a dia. O mês da literacia aumenta a necessidade de todos os americanos serem capazes de navegar no mundo da informação. Embora saibamos encontrar a informação necessária, temos que saber avaliá-la. Na última década, assistimos a um enorme aparecimento de novas tecnologias. Hoje em dia, vivemos num mundo onde se pode publicar qualquer tipo de opinião; verdadeira ou falsa, e expandi-la a nível mundial. Simultaneamente, os americanos têm um acesso, nunca antes possível, às mais variadas fontes de informação independentes, assim como a instituições, nomeadamente bibliotecas e universidades, que ajudam a separar o verdadeiro do falso e o essencial do acessório.
Os educadores e instituições de aprendizagem do nosso país têm que ter consciência e saber adaptar-se a estas novas realidades. Juntamente com as capacidades básicas de leitura, escrita e aritmética, é igualmente importante que sejam dadas aos nossos estudantes as oportunidades e ferramentas essenciais para tirar o melhor proveito da informação que lhes está disponível. A capacidade de procurar, encontrar e seleccionar informação pode ser aplicada a inúmeros casos diários em que se tomam decisões, sejam de ordem financeira, na área da saúde, da educação ou de carácter técnico.
Este mês dedicamo-nos a aumentar a consciência literácita, para que todos os cidadãos compreendam a sua importância. Uma sociedade informada e educada é essencial para o funcionamento da nossa sociedade democrática, e eu desafio as instituições de ensino do nosso país a ajudarem o povo americano a encontrar e a saber seleccionar a informação que procuram, em todos os seus aspectos.
Assim, eu, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, com o poder que me foi dado pela constituição e pelas leis dos Estados Unidos, decreto , daqui em diante, o mês de Outubro como o mês da literacia. Convoco o povo dos Estados Unidos a reconhecer a importância que a informação desempenha no nosso dia-a-dia, e a consciencializar-se do seu impacto.
Isto eu juro, no dia 1 de Outubro de 2009, assim como o fiz no dia da Independência dos Estados Unidos da América.
BARACK OBAMA
Sem comentários:
Enviar um comentário