sexta-feira, 20 de março de 2009

Semana da leitura no JI da Lage

Actividades da semana da Leitura


Esta semana especial foi pensada e programada de forma a enriquecer o trabalho feito semanalmente no âmbito do Plano Nacional de Leitura, levado a cabo na sala 1 e na sala 2 deste Jardim de infância.
Assim com o objectivo de dar destaque a esta semana e com o intuito de proporcionar às crianças diferentes abordagens à leitura, participamos em várias actividades, sendo algumas em parceria com a Câmara Municipal:
Nas Matinés do conto, assistimos ao filme: “o Jardineiro e o senhor”. Posteriormente as crianças participaram num atelier de pintura direccionado para o escritor Camilo Castelo Branco.
No Projecto “O Museu vai à escola na sacola”, as crianças participaram numa actividade que consistiu na dramatização duma personagem que contava a história duma vida dedicada ao trabalho na indústria têxtil, “MIT”. Através desta história e dos materiais apresentados pela personagem, as crianças interiorizaram a transformação do algodão em tecido, feito em teares. Com os registos desta actividade, feitos pelas crianças, elaboramos dois bonitos livros que oferecemos à Técnica da Câmara.
Durante toda a semana organizamos no átrio do Jardim de Infância uma exposição de livros, que os pais tiveram oportunidade de conhecer e adquirir para as crianças.
Nas salas de actividades deu-se grande destaque à leitura através de: leitura de histórias, canções, poemas, dramatizações e leituras de imagens. Destas actividades resultaram livros, trabalhos em plasticina e trabalhos noutras técnicas de expressão plástica, histórias recontadas e inventadas e declamações de poemas.
A semana terminou com uma actividade conjunta em que as Educadoras apresentaram a todas as crianças duas histórias, evocando conhecimentos prévios sobre a “Preservação e valorização da Natureza”.

As Educadoras:

Maria da Luz Martins Mesquita e M. Manuela Veloso

Sem comentários:

Enviar um comentário