segunda-feira, 9 de março de 2009

Sugestão de leitura


HerbárioJorge Sousa BragaCristina Valadas
Colecção:
Assirinha
Assírio & Alvim - 2003
Ilustração: Cristina Valadas
ISBN: 972-37-0549-4



Sinopse:

As folhas de papel deste livro são preenchidas com outras folhas, as das árvores e das plantas que desconhecemos, mas que se tornam cada vez mais familiares, à medida que folheamos e descobrimos um novo poema e uma nova ilustração. Em Herbário, as palavras brincam umas com as outras, para nos responder a alguns “por quês”: Por que é que o cogumelo usa um chapéu?, Por que é que o girassol olha para o Sol?, Por que é que as ervas daninhas são tão infelizes?... As respostas encontradas não são cientificamente comprovadas, mas são com certeza as mais divertidas...


RAÍZES

Quem me dera ter raízes,
que me prendessem ao chão.
Que não me deixassem dar
um passo que fosse em vão.

Que me deixassem crescer
silencioso e erecto,
como um pinheiro de riga,
uma faia ou um abeto.

Quem me dera ter raízes,
raízes em vez de pés.
Como o lódão, o aloendro,
o ácer e o aloés.

Sentir a copa vergar,
quando passasse um tufão.
E ficar bem agarrado,
pelas raízes, ao chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário