sexta-feira, 31 de outubro de 2025

MIBE 2025: Para Além das Estantes

Foi com o Halloween que as nossas bibliotecas terminaram este mês de outubro, um mês de grande dinamismo e celebração com a comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), que este ano teve como lema: "Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias."

Com um programa diversificado e ambicioso, as Bibliotecas Escolares procuraram ir além do tradicional, preparando a comunidade educativa para o futuro. As atividades promoveram as diferentes literacias e exploraram as novas fronteiras do conhecimento e da tecnologia.

Destaques do Mês:

  • Literacia e Tecnologia: Foram realizadas sessões de Formação de Utilizadores, abrangendo tanto a apresentação da biblioteca física e digital como as competências digitais e a Inteligência Artificial (IA), incluindo uma Oficina de Escrita com a IA.
  • Cultura e Artes: O MIBE integrou a celebração do Dia Mundial da Música, com a organização de concertos, proporcionou um encontro com uma escritora e promoveu o cinema através de sessões no espaço escolar.
  • Conhecimento e História: Os alunos participaram em sessões sobre a história do livro e das bibliotecas e tiveram oportunidade de contactar com fundo documental colocado em exposição, bem como com destaque de autores, ligando o passado ao presente.
  • Comunidade e Leitura: Lançou-se o projeto "Ler Fora da Escola", incentivando a leitura em novos espaços, e assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação, integrando temas de saúde e cidadania.

Este conjunto de atividades sublinha o papel da Biblioteca Escolar como um espaço vital e transformador na escola, que não só guarda histórias, mas que ajuda também a desenvolver uma formação integral dos nossos alunos.

 


Sustos literários: transforma o Halloween em sabedoria

 


Ontem e hoje, a Biblioteca Escolar organizou uma campanha de angariação de fundos que transformou a temática do Dia das Bruxas em apoio à leitura.

Sob o mote "Sustos Literários: Transforma o Halloween em Sabedoria", foram colocados à venda diversos produtos alimentares, todos eles primorosamente decorados e subordinados ao espírito assustador, mas divertido, da época.

A iniciativa animou a entrada da escola e foi um sucesso, contando com a preciosa e entusiasta ajuda de alunas voluntárias que se disponibilizaram para dinamizar a venda junto da comunidade escolar. A Associação de Pais e Encarregados de Educação também colaborou nesta iniciativa e o empenho de todos garantiu que a angariação de fundos para a aquisição de novos livros e materiais para a BE fosse possível.

O sucesso desta iniciativa é a prova de que a leitura e a comunidade caminham de mãos dadas!


Halloween na Biblioteca Nuno Simões

 

Os alunos da turma NS2B fizeram uma visita especial à Biblioteca para conhecer a história “Carlota Barbosa, a bruxa Medrosa “, de Layn Marlow.
Os alunos descobriram uma bruxa muito diferente, que graças à amizade encontrou a coragem que lhe faltava.
Concluímos a atividade com música muito assustadora e deliciosas pipocas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

“Das tabuinhas de argila às bibliotecas do futuro com a IA”

 


A biblioteca Nuno Simões proporcionou aos alunos uma fantástica viagem no tempo, uma experiência que os levou a conhecer a fascinante evolução dos suportes de escrita e do conhecimento humano – desde as antigas tabuinhas de argila da Mesopotâmia, passando pela maior biblioteca da antiguidade – Alexandria- até às modernas bibliotecas do presente impulsionadas pela Inteligência Artificial.
A biblioteca agradece a todos os alunos e seus professores que embarcaram nesta aventura, reforçando a necessidade de continuar a explorar o passado para compreender o presente e imaginar o futuro do conhecimento.

Momento de paragem com Eugénio de Andrade

 


As Primeiras Chuvas

As primeiras chuvas estavam tão perto
de ser música
que esquecemos que o verão acabara:
uma súbita alegria,
súbita e bárbara, subia e coroava
a terra de água,
e deus, que tanto demorara,
ardia no coração da palavra.

Eugénio de Andrade
In “Rente ao Dizer”



terça-feira, 28 de outubro de 2025

Projeto MyMachine


Realizou-se, hoje na Biblioteca Escolar, a seleção do projeto MyMachine. Estiveram presentes os alunos do 3.º ano, vencedores de cada Escola do Agrupamento D. Sancho I, a Dra. Cecília Magalhães, representante da Autarquia, o professor Pedro Reis, da Universidade Lusíada e as professoras Rita Nicolau e Amélia Neves, que acompanharam os alunos.
Este projeto está em curso em V. N. de Famalicão, desde o ano letivo de 2017/2018, e envolve alunos do primeiro ciclo, Ensino Secundário, Profissional e Ensino Superior, com a colaboração da Universidade Lusíada.
Os alunos do 1.º ciclo participaram com grande entusiasmo, apresentando as suas ideias e invenções.
O projeto escolhido por votação dos alunos, foi o da aluna Leonor Carneiro da turma NS3, da Escola Dr. Nuno Simões,“ A Máquina do sono”.
Parabéns a todos os participantes pelo empenho e grande imaginação!

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

 

Os alunos da turma Lou2, orientados pela professora Marisa Cunha e em articulação com a professora Bibliotecária, apresentaram a todos os colegas uma divertida dramatização da história” O nabo gigante “, de Alexis Tolstoi.
Através desta atividade os alunos refletiram sobre a importância do trabalho em equipa e da adoção de hábitos alimentares saudáveis para crescerem fortes e felizes.
Foi um momento cheio de alegria, partilha e aprendizagem.

27 de outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

 


No dia em que se celebram as Bibliotecas Escolares nasce um novo projeto, do ecrã ao livro.

Participa na maratona da leitura na tua Biblioteca!

Formação de Utlizadores: Reflexão sobre a escrita literária vs escrita gerada por IA.

 



“A IA também pode ser escritora?”

A biblioteca está a receber as turmas do 9º ano para uma reflexão sobre a escrita gerada por IA. A leitura de um conto literário foi o ponto de partida para uma experiência singular: escolher e reformular os “prompts” mais acertados,  de modo que o texto criado pela IA se aproximasse o mais possível da estrutura, conteúdo e estilo do conto original que haviam lido.

Com esta atividade, os alunos puderam reconhecer a importância dos “prompts” na interação com a IA: quanto mais claras, precisas e corretas forem as instruções, mais rico e fiel será o resultado. Além disso, este exercício revelou-se também uma excelente oportunidade para desenvolver competências de análise textual, interpretação e comunicação.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

IA vs Cérebro Humano- O Confronto Final

 

ALUNOS DO 9.º ANO CONVIDADOS A PENSAR O FUTURO DIGITAL

A Biblioteca Escolar Vasco Moreira transformou-se, hoje, num centro de reflexão sobre o futuro, ao acolher uma sessão especial dedicada à Inteligência Artificial (IA), destinada aos alunos do 9.º ano de escolaridade. Hoje estiveram presentes nesta sessão as turmas 902 e 906.
A iniciativa insere-se nas celebrações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) – que este ano tem como tema: “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias” – e teve como ponto central a visualização de um filme documentário sobre a descoberta e as aplicações da Inteligência Artificial.
O objetivo primordial da sessão foi o de sensibilizar os jovens para o uso correto e ético das novas ferramentas digitais, desmistificando a IA e mostrando-a como um poderoso aliado no processo de aprendizagem e na vida quotidiana. A escolha do documentário visou precisamente acender um debate, que será posteriormente feito em sala de aula e numa oficina de escrita. Hoje em dia, a IA está integrada nas nossas vidas, seja na pesquisa, na criação ou na organização de tarefas. É crucial que os nossos alunos, enquanto cidadãos digitais, percebam, não só como a IA funciona, mas, acima de tudo, como a pôr ao seu serviço de forma responsável e crítica, em vez de serem meros recetores passivos.
Esta primeira sessão provou, assim, que a Biblioteca Escolar está bem "para além das estantes", adaptando-se ativamente ao mundo em constante transformação e preparando os alunos para os desafios da próxima era digital.

Homenagem ao Dr. Laborinho Lúcio

“A vida é um contínuo fantástico, desde que se nasce até que se morre. Só temos de estar disponíveis” Álvaro Laborinho Lúcio




quarta-feira, 22 de outubro de 2025

“Das tabuinhas de argila às bibliotecas do presente e do futuro com a IA”

 

A biblioteca escolar recebeu duas turmas do 8º ano – 801 e 806 – para uma sessão sobre a temática inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A atividade teve como objetivo explorar a evolução dos suportes de leitura e do conhecimento, desde os primeiros registos em tabuinhas de argila e pergaminhos, passando para a revolução digital até à chegada da Inteligência Artificial. Durante a sessão, os alunos puderam conhecer a fascinante trajetória da escrita e do livro, passando pela grande biblioteca da antiguidade em Alexandria, até às grandes bibliotecas da atualidade, modernos espaços de aprendizagem e inovação.
O encontro terminou com uma reflexão sobre o futuro do livro e a importância das bibliotecas na Era da IA.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Dia Mundial da Alimentação na Biblioteca Nuno Simões - Encontro com a escritora Isabel Pinto

 

A Biblioteca recebeu a escritora e atriz Isabel Pinto para uma sessão de apresentação do livro “Padaria “.
A autora levou os alunos a embarcar numa deliciosa aventura, onde o aroma dos livros se misturou com o cheirinho do pão fresco.
A obra retrata um espaço simbólico que mistura sensibilidades e lembranças em torno do processo de fabricação do pão.
Estas sessões foram um verdadeiro convite à leitura e à valorização das pequenas coisas que fazem parte da nossa vida quotidiana.

Sessões de formação de utilizadores para os alunos de 5ª ano.


A biblioteca Nuno Simões concluiu as sessões de formação de utilizadores destinadas aos alunos do 5º ano. Os discentes conheceram os espaços, serviços e normas da biblioteca física e exploraram os recursos disponíveis na biblioteca digital. Conheceram, ainda, outros recursos e ferramentas digitais que os  podem apoiar na  pesquisa, estudo e leitura. 

Momento de paragem com José Tolentino de Mendonça

Quando um amigo parte em viagem e me pergunta se desejo que me traga alguma coisa, respondo sempre o mesmo: “Traz-me uma história." É através das histórias que melhor vemos o mundo e nos deixamos surpreender por ele. Uma história é um presente magnífico, porque é um fragmento de vida, não apenas de paisagem.


José Tolentino de Mendonça, in 𝘖 𝘱𝘦𝘲𝘶𝘦𝘯𝘰 𝘤𝘢𝘮𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘨𝘳𝘢𝘯𝘥𝘦𝘴 𝘱𝘦𝘳𝘨𝘶𝘯𝘵𝘢𝘴

                                                                   

16 de outubro- Celebração do Dia Mundial da Alimentação na Biblioteca Escolar: uma viagem ao fundo documental sobre a saúde.

 


Como já é tradição, a nossa Biblioteca Escolar (BE) junta-se à celebração do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala anualmente a 16 de outubro. Este ano, a BE preparou uma pequena, mas muito pertinente, exposição de fundo documental que visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância das escolhas alimentares na nossa vida.

Sob o lema da Educação para a Saúde, a mostra reúne um conjunto diversificado de livros, artigos e outros recursos informativos. O objetivo é claro: sublinhar a estreita ligação entre a alimentação e o nosso bem-estar físico e mental.

Sabemos que a nossa saúde depende, em grande medida, do consumo de alimentos saudáveis. Por isso, a exposição convida a uma reflexão sobre temas cruciais como a dieta mediterrânica, a importância da hidratação, os benefícios das frutas e vegetais, a redução do desperdício alimentar e os perigos de uma alimentação desequilibrada.

Esta iniciativa da Biblioteca Escolar é mais um passo no nosso compromisso contínuo de educar para um estilo de vida mais saudável e consciente.


Queres saber mais sobre os alimentos e sobre a alimentação saudável?

Disponibilizamos estes links. É só clicares!


Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável


SNS24


Instituto Nacional de Saúde – SNS24

Associação Portuguesa de Nutrição




quinta-feira, 16 de outubro de 2025

"Retratos Fantasmas" - Sessão do Close-Up no auditório Benjamim Araújo

Alunos refletem sobre o futuro das salas de cinema com o filme documentário "Retratos Fantasmas".

Num momento em que o futuro das salas de cinema é um tema de grande relevância no panorama cultural português, com vários espaços a enfrentar o risco de encerramento ou transformação, os alunos do Ensino Secundário tiveram uma oportunidade singular de aprofundar essa discussão.

As turmas do 1205, 1207, 1209 e 3TCM participaram ontem numa sessão especial do Observatório de Cinema Close-Up, realizada em colaboração com a Casa das Artes, e assistiram ao aclamado documentário "Retratos Fantasmas" (2023), do cineasta brasileiro Kléber Mendonça Filho.

O filme, que foi estreado no Festival de Cannes em 2023, tem sido largamente elogiado pela crítica, mergulha na memória afetiva das grandes salas de cinema de rua da cidade do Recife, no Brasil, e na forma como essas estruturas se transformaram ou desapareceram ao longo do tempo. O trabalho de Kléber Mendonça Filho utiliza arquivos e imagens poderosas para abordar a temática da densificação urbana e a perda de importantes espaços de convívio social e cultural, focando especificamente no futuro das salas de cinema nessa cidade.

Com esta exibição, pretende-se que os estudantes se envolveram num debate sobre o filme e o seu tema central. A obra demonstrou ser um poderoso catalisador para pensar e refletir sobre a cultura fílmica e a importância da experiência coletiva de ver filmes em grandes e tradicionais salas de cinemas.

A atualidade do tema, que se alinha com as preocupações sobre a preservação e sustentabilidade do circuito exibidor em Portugal, tornou a sessão num espaço de reflexão crítica sobre a paisagem urbana, a memória cultural e o papel do cinema na sociedade contemporânea.

A iniciativa, resultante da parceria com a Casa das Artes, reforça o compromisso do projeto Close-Up em trazer para o contexto escolar obras cinematográficas de relevância que estimulem o pensamento crítico e a consciência cultural nos jovens.


Momento de paragem com Walt Whitman

"Não deixes que termine o dia
sem teres crescido um pouco,
sem teres sido feliz,
sem teres aumentado os teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento. (...)
Não deixes de acreditar que as palavras
e a poesia podem mudar o mundo.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua:
tu podes tocar uma estrofe.
Não deixes nunca de sonhar,
porque os sonhos tornam o homem livre."

 

Walt Whitman

 


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Projeto “ Ler fora da Escola”

 



Encontro com Encarregados de Educação 

A Biblioteca reuniu presencialmente com Encarregados de Educação/família com o objetivo de lhes apresentar este projeto, divulgar o cronograma e sugestões de atividades, que se encontram disponíveis na plataforma “ Ler fora da Escola”. 
Mais uma iniciativa de Biblioteca para promover o treino da leitura e a valorização do livro em colaboração com as famílias.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Encontro com a escritora Isabel Fernandes Pinto

 

No mês Internacional das Bibliotecas Escolares e antecipando o Dia Mundial da Alimentação, os alunos da Escola de Louredo participaram numa envolvente sessão de leitura dinamizada pela escritora Isabel Pinto, que deu vida à sua obra “ Padaria”, através da expressão, voz e movimento.
Esta iniciativa teve como objetivo promover o gosto pela leitura e sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável.
Os temas foram explorados de forma lúdica e participativa.
No final, os alunos tiveram oportunidade de dialogar com a escritora.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) - Leituras Dialogadas

 


Hoje, os alunos do 2.ºano participaram num momento encantador: apresentação da história “ A professora de voo”, de Raquel Diaz Reguera, uma obra que celebra o poder transformador dos professores, dos livros e a magia do conhecimento.
A atividade proporcionou momentos de reflexão, emoção e reconhecimento do papel essencial dos professores que, com a sua dedicação, ajudam os seus alunos a conhecer novos horizontes.
Depois da comemoração do Dia do Mundial do professor, a Biblioteca deixa aqui a sua homenagem e gratidão a todos os que ensinam com amor e fazem da educação um verdadeiro ato de esperança.

Formação de Utilizadores

Todas as turmas do 7º ano participaram ativamente nas recentes sessões de Formação de Utilizadores da nossa biblioteca. O principal objetivo destas sessões foi apresentar aos jovens estudantes, que estão a iniciar o 3º Ciclo, a vasta gama de oportunidades e recursos disponíveis, tanto no espaço físico da nossa biblioteca escolar como nas suas extensões digitais. 
Com uma curiosidade contagiante, os alunos envolveram-se de forma exemplar, aproveitando a oportunidade para conhecer em detalhe o funcionamento e as oportunidades dos nossos espaços e, mais importante, para explorar as ferramentas de pesquisa e os acervos online que estão sempre disponíveis.
Esta formação é um passo crucial para garantir que todos os alunos possam usufruir plenamente dos recursos de que dispomos para o seu sucesso académico e enriquecimento pessoal. Ficou claro o empenho dos nossos jovens em tirar o melhor partido das nossas bibliotecas, que se afirmam como um ponto de encontro constante com o conhecimento.
O entusiasmo que os alunos também demonstraram é um excelente indicador do seu compromisso com a aprendizagem e com a exploração contínua dos recursos educativos à sua disposição.

Sessão do Close-Up na escola D. Sancho I


 A Biblioteca escolar convida a comunidade educativa a participar nesta sessão que terá a duração de 90 minutos.

Toda a programação do X Episódio do Close-Up pode ser consultada AQUI.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Mês Internacional das Bibliotecas(MIBE) - Apresentação da Biblioteca aos alunos do pré-escolar e 1.º ano

Os alunos do pré-escolar e da turma Lou1 visitaram a Biblioteca, um lugar especial onde moram as histórias e a imaginação. Ficaram a conhecer as regras de funcionamento e descobriram a obra “ De que cor é o Beijinho?”, de Rocio Bonila.

Os alunos estiveram muito atentos e participaram de forma ativa, dialogando sobre a relação entre as cores, as emoções e os sentimentos. Foram, ainda dadas sugestões de atividades para executar em sala de aula.
Além da magia dos livros, a música esteve presente e foi inspiradora para momentos de alegria.



quarta-feira, 1 de outubro de 2025

A Biblioteca abre portas: Formação de Utilizadores para Turmas do 7.º Ano

 

Durante o mês de outubro, a Biblioteca Escolar terá um papel central na integração dos nossos alunos do 7.º ano.
Estão já agendadas as Sessões de Formação de Utilizadores, uma atividade essencial para que os novos estudantes do nosso agrupamento conheçam em detalhe os recursos e apoio que aqui podem encontrar.
O principal objetivo desta formação é garantir que todos os alunos se sintam à vontade e saibam aproveitar ao máximo o potencial da biblioteca, tanto no seu formato físico como digital.
Esta formação é um passo crucial para transformar os alunos do 7.º ano em utilizadores autónomos e eficazes da Biblioteca Escolar, ajudando-os a desenvolver competências de literacia da informação que serão valiosas ao longo de todo o seu percurso escolar.
Hoje recebemos no nosso espaço a Turma 702. Todos os alunos demonstraram muito interesse por tudo o que foi transmitido e saíram da biblioteca com muita curiosidade de navegar no nosso espaço digital.

Dia Mundial da Música -Biblioteca Vasco Moreira

 



A Biblioteca Escolar da nossa escola transformou o hall de entrada num palco vibrante para um pequeno concerto de cordas, assinalando de forma festiva o Dia Mundial da Música (1 de outubro) e dando o pontapé de saída para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (outubro).

Numa demonstração de que a música e a leitura caminham juntas, alunos, professores e assistentes operacionais fizeram uma pausa nas suas rotinas para desfrutar deste momento musical. O som dos instrumentos de corda ecoou, criando uma atmosfera acolhedora e culturalmente enriquecedora no coração da escola.

A organização desta iniciativa foi fruto de uma parceria com o Centro de Cultura Musical (CCM), instituição onde muitos dos nossos alunos aprofundam os seus estudos musicais. Esta colaboração reforça os laços entre a escola e a comunidade artística local. Um agradecimento muito especial aos professores André Amaro e Beatriz Cardona por tornarem este dia tão especial.

Para que mais elementos da comunidade escolar pudessem desfrutar da melodia, os dois músicos começaram a sua atuação nos serviços administrativos da escola, levando a música a um espaço mais reservado e surpreendendo quem lá trabalha e quem por lá passava.

Este evento simples, mas significativo, sublinhou a importância da música na vida escolar e marcou o início de um mês dedicado à celebração e dinamização das bibliotecas escolares.

Dia Mundial da Música - Biblioteca Nuno Simões

No dia Mundial da Música e no mês dedicado às Bibliotecas, celebramos a força que une o som à palavra. A música, como linguagem universal, e a Biblioteca, como espaço privilegiado de saber, memória e imaginação.

Neste encontro de artes, os alunos do 3.º e 4.º anos deram voz à poesia. A professora de Educação Musical, Ana Rita Fernandes, ensaiou os alunos e, a partir de imagens criadas pela IA, elaborou uma história sobre a magia da música, que deliciou os mais pequenos.

As vozes dos alunos do 2.º ciclo, em forma de canto, também inundaram de alegria o espaço.

Assim, entre sons, vozes e descobertas, ficou a certeza de que a música tem o poder de aproximar as pessoas e de transformar a rotina em momentos inesquecíveis.