sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

"Apresento-me Online"


No início do ano a BE lançou o desafio aos professores de línguas estrangeiras para desenvolverem a atividade "Apresento-me online", proposta no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar".
Esta atividade insere-se na importância de desenvolver nos alunos competências propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos media. É fundamental que os alunos usem os media  e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável .

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Sessão do CLOSE-UP: RUTH



Uma vez mais a Biblioteca Vasco Moreira aceitou o convite da Casa das Artes para participar nas sessões de cinema dirigidas às escolas.
Foi lançada a proposta à professora Alexandra Carvalho de Educação Física e uma turma do 9º ano assistiu ao filme RUTH, de António Pinhão Botelho. A história, que decorre entre Lourenço Marques e Lisboa, é sobre futebol e sobre Eusébio da Silva Ferreira. O filme é também uma imagem sobre o Portugal colonial do início dos anos 60.

Acontece na Biblioteca Vasco Moreira...

Projeto "DE.M.O.S."


TRABALHOS DE GRUPO E DEBATES NA BIBLIOTECA



O projeto "DE.M.O.S. - DEbate as innovative MethOd to enhance critical thinking and life skill” visa a implementação da metodologia do debate como ferramenta para o desenvolvimento das competências essenciais dos alunos e consequentemente aumentar os seus índices de empregabilidade, o seu desenvolvimento profissional, social e educacional, bem como a sua participação ativa na sociedade civil, contribuindo desta forma para dar resposta à prioridade principal do Erasmus +. Este projeto contará com a participação de escolas de seis países. A saber: Itália, a quem compete a coordenação do projeto, Portugal, Polónia, Holanda, Turquia e Letónia.
Este projeto tem como público alvo os alunos com idades compreendidas entre os 16-19 e tem como meta atingir os seguintes objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais e transversais dos alunos através da inovação nos métodos de ensino;
- inovar o método de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras através da implementação de metodologias pró-activas que privilegiem a interatividade e a oralidade;
- adaptar as competências e metodologias disponíveis para dar resposta de forma mais eficaz às mudanças da sociedade, fornecendo suporte através de formação e partilha de metodologias de ensino e avaliação inovadores utilizados em outros países na Europa.
A Escola Secundária D. Sancho I foi anfitriã entre os dias 12 e 17 de janeiro da primeira mobilidade de alunos agendada no âmbito do Projeto DE.M.O.S. Um grupo de 22 alunos e 10 professores oriundos da Holanda, Itália, Letónia, Polónia e Turquia deslocaram-se à nossa cidade para participarem em diferentes atividades dinamizadas pela nossa escola. O primeiro dia de trabalho incluiu a receção, feita por elementos da direção, do grupo no auditório onde os alunos assistiram a pequenos vídeos acerca da oferta formativa e instalações da escola, do nosso concelho e da zona norte do país onde a escola se insere. Em seguida, tomaram conhecimento da agenda de trabalhos e metodologias a aplicar durante a mobilidade no nosso país. Após a formação de equipas de debates constituídas por elementos oriundos dos diferentes países, os alunos puderam imediatamente dar início ao trabalho de preparação de estratégias e discursos para as diferentes rondas de debates agendadas para terça e quarta-feira.


Acontece na Biblioteca Vasco Moreira...

20 de janeiro - ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM


O Parlamento dos Jovens decorre em várias escolas do país, com o objetivo de promover, entre os alunos, o debate sobre o tema: “Violência Doméstica e no Namoro".
Na primeira fase do programa Parlamento Jovens, os jovens elaboraram o projeto de recomendação sobre o tema e elegeram os seus representantes. Este ano a Escola Secundária D. Sancho I contou com doze listas inscritas (quatro do Ensino Básico e oito do Ensino Secundário Regular e Profissional), que foram a eleições no dia 20 de janeiro.
As listas com mais votos foram as seguintes: no Básico, a lista S, composta por alunos da turma 906; no Secundário, a lista C, composta por alunos da turma 1207. No entanto, todas as listas estão de parabéns pelo empenho na defesa das suas propostas.
Na segunda fase do programa, realizam-se sessões distritais/regionais, em março de 2020.
Finalmente, numa terceira fase, a Assembleia da República acolhe as sessões nacionais, em maio de 2020.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

1º Fase do Concurso Nacional de Leitura na BE Vasco Moreira

Foi logo no dia 7 de janeiro. Os alunos estavam preparados e prontos à hora marcada. A biblioteca encheu-se e o siêncio reinou.
A equipa da BE agradece a participação de todos e dá os parabéns às alunas selecionadas para a segunda fase, que irá ser realizada na Biblioteca Municipal no dia 10 de fevereiro.

Alunas selecionadas:


Ana Luísa - 9º ano
Filipa Adriana - 9º ano



NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FASE MUNICIPAL

Memórias do final do ano

BIBLIOTECA de LOUREDO

1ª Fase do concurso Nacional de Leitura


Ambiente de Natal




BIBLIOTECA NUNO SIMÕES




Numa das sessões de promoção da leitura que se fez durante o mês de novembro  na biblioteca da escola Dr. Nuno Simões, com os alunos do 5o ano, os alunos depois de desafiados e com o apoio da professora Jacinta de EVT realizaram estes lindíssimos trabalhos a propósito da leitura do livro “ O Barquinho que Cresceu”.

Foi um trabalho de colaboração entre a biblioteca e as disciplinas de português e EVT.




A turma do 1º ano veio à biblioteca da Nuno Simões ouvir a história “ O Gato Gui e os Monstros”.
Na sala de aula, os alunos pintaram os gatos e expressaram os seus medos. O resultado dos trabalhos cobriu à ilharga de uma estante da biblioteca

1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA






Parabéns às alunas selecionadas para a segunda fase do CNL

Ana Gabriela - 4º ano
Camila - 5º ano

Lara - 6º ano


Ambiente de Natal na BE Nuno Simões





BIBLIOTECA VASCO MOREIRA

24 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

O Dia Nacional da Cultura Científica foi instituído pelo antigo Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, em 1996. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

Este dia foi assinalado na Biblioteca através de um chá cintífico. Foi uma atividade de parceria entre a disciplina de Físico-Química, o curso de Restauração e a biblioteca. Tudo na cozinha se processa através de transformações químicas. Os alunos levaram receitas e saborearam o resultados dessas mesmas transformações.



Ambiente de Natal na BE Vasco Moreira