quinta-feira, 10 de março de 2016

Semana da Leitura



 A semana da leitura na Nuno Simões tem sido uma festa de leituras e encenações com música.

No dia 7 de Março, abrimos a semana da leitura na BE, com leituras encenadas pelos alunos, pais, professores e funcionários. Contámos com a presença do Presidente da Associação de Pais, senhor Cândido Magalhães que gentilmente aceitou o nosso convite para a abertura desta iniciativa. Toda a escola foi envolvida na arte e no gosto de ler.

Como nota introdutória à leitura, na BE, alguns alunos da professora de Educação Musical, Ana Rita Fernandes, tocaram um breve trecho da ópera da Carmen de Bizet. Os espíritos de todos os presentes ficaram empolgados, criando-se uma envolvência propícia à audição das leituras que a seguir se foram apresentando.

Em articulação com os grupos de Educação Musical e Português, leram-se  poesias de António Mota, de Luísa Ducla Soares,de Manuel Bandeira, de Sophia de Mello Breyner e de outros autores  que  espontaneamente foram trazidos pela leitura dos participantes.

A leitura também foi à sala dos professores levada pelos alunos do 501 e por um grupo de alunos do 1º ciclo que leu o “Trem de ferro” acompanhado por instrumentos de percussão. 

Mas, como a cantina é o espaço onde todos afluem na hora do almoço também houve leitura com música de percussão. Pousaram os talheres e …. Ouviram.

A festa também foi à sala da Unidade de Multideficiência com leituras acompanhadas com música.

No dia 8 de Março, também na BE fomos presenteados com a presença da autora do livro “Oskar e o Crocodilo Violinista”.
Realizaram-se duas sessões com alunos do 1º e do 2º ciclo. A leitura foi feita pela professora Regina que integra o projeto deste livro e por professores que foram apanhados de surpresa pelo convite para ler de uma forma teatral. A espontaneidade não deixou ninguém com “borboletas na barriga” e os alunos adoraram ver os seus professores  a desempenhar um papel cómico e  teatral.
Esta obra para além de promover o livro e a leitura, pretende que as crianças, da faixa etária do pré escolar até ao 2.º ciclo, contactem com a música no geral em particular com o violino, de uma forma lúdica e entusiasta. 
Todos ficaram a saber qual é o material que é usado no arco que tange o violino.

Hoje, associamo-nos ao Famalicão a ler. Todos a ler ao mesmo tempo. Ler é sem dúvida uma festa!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário