terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ebook gratuito


A Estranha Morte do Professor Antena

Autor: Mário de Sá-Carneiro
Edição: Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro
1.ª edição: novembro de 2013
Formato: epub e pdf

A Estranha Morte do Professor Antena, de Mário de Sá-Carneiro, foi publicado originalmente em 1915, numa coletânea de contos intitulada Céu em Fogo. Um misto de policial e ficção científica, A Estranha Morte do Professor Antena percorre os temas habituais Sá-Carneiro: a distância entre o sujeito e o mundo, a ânsia de ir mais além, a identificação e análise de si próprio, a relação espírito-corpo e a própria criação artística.

Este conto integra o conjunto de obras propostas nas Metas de Língua Portuguesa do Ensino Secundário.
Excerto:
«Mesmo entre o público normal causou grande sensação a morte do Prof. Domingos Antena. Não tanto – é claro – pela irremediável perda que nele sofreu a Ciência contemporânea, como pelo mistério policial em que a sua morte andou envolvida.
Esse automóvel-fantasma que, de súbito, surgira e logo, resvalando em vertigem, se evolara por mágica, a ponto de ser impossível achar dele um indício sequer, embora todas as diligências – e mesmo a prisão dalguns chauffeurs que puderam entretanto fornecer álibis irrefutáveis – volveu-se logicamente matéria-prima ótima, de mais a mais roçando o folhetim, para os diários, então, por coincidência, privados de assunto emocional.»



Sem comentários:

Enviar um comentário