segunda-feira, 22 de março de 2010

Livros da Semana

Título: Flor do Deserto
Autor: Cathleen Miller
Editor: Edições Asa
Edição: Maio de 2000
ISBN: 972-41-2301-4

Sinopse:
Waris Dirie (nome que significa Flor do Deserto) tem uma vida dupla – durante o dia, é uma modelo famosa a nível internacional e porta-voz das Nações Unidas para os direitos das mulheres em África; à noite, os seus sonhos levam-na de volta a casa, na Somália.
Waris nasceu numa família tradicional de doze filhos, numa tribo de nómadas do deserto africano. Recorda-se da sua infância despreocupada – as brincadeiras com os irmãos, as corridas de camelos, as mudanças da família para os novos locais de pastagem... Até ao dia em que chegou a sua vez de conhecer a anciã que lhe iria aplicar o antigo costume imposto à maioria das raparigas somalis: a mutilação genital. Waris sofreu esta tortura quando tinha apenas cinco anos de idade. Quando, já com doze anos, o seu pai tentou negociar o seu casamento com um desconhecido de sessenta anos em troca de cinco camelos, Waris desapareceu. Após uma extraordinária fuga pelo deserto, conseguiu chegar a Londres, onde trabalhou como empregada do embaixador da Somália, até ao regresso deste a África.
Sem dinheiro e com poucos conhecimentos da língua inglesa, empregou-se então como porteira do MacDonalds, onde viria a ser descoberta por um fotógrafo de moda. A sua história é uma fonte de inspiração e um extraordinário auto-retrato de uma mulher memorável, cuja personalidade é tão arrebatadora como a sua beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário