
Biblioteca Digital 3º Ciclo e Ensino Secundário
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações, conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.
Acesso AQUI
Projecto Playing For Change
Informação sobre o Projecto AQUI
Livros da Semana

Autor: Cathy Cassidy
Editor: Civilização Editora
Edição: Setembro de 2008
ISBN: 978-972-26-2633-0
Sinopse:
Este ano é diferente. Não chegou nada pelo correio, mas uma coisa espantosa está prestes a chegar à porta de Dizzy. Uma coisa que vai fazer estremecer Dizzy - e virar o mundo dela de pernas para o ar.
Livros da Semana

Título: O Planeta Branco
Autor: Miguel Sousa Tavares
Editor: Oficina do Livro
Edição: Dezembro de 2006
ISBN: 989-555-138-X
Sinopse:
Lá fora, a noite semeada de milhões de estrelas, planetas, cometas, asteróides nos seus voos loucos, constelações de todos os tamanhos e das mais diferentes formas. Olhou por cima do ombro direito, pela vigia lateral, procurando absurdamente uma luz branca que julgava ter visto algures, mas não se lembrava quando, nem sequer era capaz de dizer se a tinha visto, de facto, ou se apenas a imaginara em sonhos.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Visita do 4º ano à nossa Biblioteca - Escola da Magida
Livros da Semana

Título: O Ídolo na escola
Autor: Meg Cabot
Editor: Bertrand Editora
Edição: Março de 2008
ISBN: 978-972-25-1652-5
Sinopse:
Perguntem à Annie tudo o que quiserem sobre os vossos complexos relacionamentos interpessoais. Vá, atrevam-se! Todas as "cartas à Annie" estão sugeitas a publicação no Clayton High School Register. Garantida a convidencialidade dos nomes e endereços e-mail dos correspondentes.

Autor: Ana Saldanha
Editor: Edinter Jovem
Edição: Fevereiro de 1997
ISBN: 972-43-0294-6
Sinopse:
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Sessões de Formação de Utilizadores
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Livros da Semana

Edição: Junho 1997
Filho de uma família católica inglesa, Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo, em 1859, e morreu em Crowborough (no Sussex) em 1930. Fez estudos médicos na Universidade de Edimburgo, onde se formou em 1881, e montou consultório em Portsmouth, tendo exercido clínica até 1890.
No entanto, dois anos antes, em 1887, escreveu um livro que modificou a sua vida: A Study in Scarlet ( Um Estudo em Vermelho),onde aparece já a figura do detective Sherlock Holmes. O livro obteve tanto sucesso que Conan Doyle decidiu trtocar a medicina pela literatura. Seguem-se alguns romances históricos, mas são os romances policiais que lhe irão dar fama: The Sign of Four ( O Sinal dos Quatro) , em 1889; The Adventures of Sherlock Holmes) ( As Aventuras de Sherlock Holmes) em 1892; The Hound of the Baskervilles ( O Cão dos Baskervilles), em 1902; The Return of Sherlock Holmes ( O Regresso de Sherlock Holmes), em 1905.
Entretanto regressou esporadicamente à medicina, quando em 1898, na companhia do Sudão, se alistou como médico no exército inglês, e depois durante a guerra dos Boérs ( de 1899 a 1902) .
Em 1908 fixa-se em Crowborough, mas viaja muito, até que , «cansado» da personagem que criara, e que começara a ser mais conhecida do que ele próprio, decide «matar» Sherlock Holmes, para grande desgosto do seu público fiel.
Em 1927, tês anos antes de morrer, «ressuscita Sherlock Holmes no livro The Case Book of Sherlock Holmes ( Recordações de Sherlock Holmes), que não terá seguimento.
Em 1912 escreveu The Kost World ( O Mundo Perdido), que apesar de não ter sido escrito a pensar nos jovens, acabaria por se tornar uma obra indispensável em todas as bibliotecas juvenis.
Livros da Semana

Título: Os Pássaros da Noite
Autor: Tormod Haugen
Editor: Caminho
Edição: Janeiro 1992
ISBN: 972-21-0619-8
Sinopse:
O Joakim tem oito anos. A mamã trabalha numa loja. O papá é professor, mas não dá aulas porque tem uma depressão. A senhora Anderson é bruxa e há um assassino na cave do prédio. Por vezes as coisas são difíceis para o Joakim. À noite os pássaros negros escapam-se do armário para o atacarem.
Evitando todo o esquematismo, Tormod Haugen constrói um romance sóbrio e notável sobre a infância, em que explora com mão segura os pensamentos, fantasias e terrores do protagonista.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Para pensar...

Esta função do nosso cérebro não é apenas importante para o estudo ou as pequenas coisas do dia-a-dia (“ – lembra-te disto”… “ – não te esqueças daquilo”…) mas é sobretudo essencial para o nosso equilíbrio e identidade. Todas as nossas experiências passadas não são simplesmente armazenadas na memória, como algo que se pudesse pôr e tirar, mas são elas que vão construindo aquilo que somos. Na nossa história está a fonte dos nossos gostos, desejos, aspirações e também limites. Recordar é por isso um exercício fundamental para nos conhecermos: reler o nosso passado à luz do presente, de modo a projectar o futuro.
A memória é também algo de comunitário. A sociedade em que vivemos hoje é fruto de uma história colectiva que é preciso conhecer e mais ainda ouvir contar, através de pessoas em primeiro lugar, mas também pelos livros, na música, na arte… Só com esta consciência do passado conseguimos viver plenamente o presente, com as suas limitações, lutando por uma sociedade mais justa, mais fraterna. A memória é assim o verdadeiro cimento da comunidade.
António Ary
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Outubro - Mês da Literacia da Informação nos Estados Unidos da América
Nos Estados Unidos da América passou a ser também o Mês da Literacia da Informação.
Discurso de Barack Obama traduzido pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna, em articulação curricular com a BE:
Proclamação do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama
Todos os dias somos inundados por uma vasta informação. Durante 24 horas diárias milhares de cadeias de rádio e televisão a nível internacional, juntamente com uma enorme quantidade de recursos em linha, desafiaram a nossa já longa percepção de sermos capazes de gerir a informação. Já não é suficiente possuirmos a informação; também temos de ser capazes de adquirir, seleccionar e avaliar essa mesma informação em qualquer situação. Este novo tipo da literacia exige conhecimentos nas tecnologias da informação, tais como computadores e instrumentos móveis que nos permitem tomar decisões no nosso dia a dia. O mês da literacia aumenta a necessidade de todos os americanos serem capazes de navegar no mundo da informação. Embora saibamos encontrar a informação necessária, temos que saber avaliá-la. Na última década, assistimos a um enorme aparecimento de novas tecnologias. Hoje em dia, vivemos num mundo onde se pode publicar qualquer tipo de opinião; verdadeira ou falsa, e expandi-la a nível mundial. Simultaneamente, os americanos têm um acesso, nunca antes possível, às mais variadas fontes de informação independentes, assim como a instituições, nomeadamente bibliotecas e universidades, que ajudam a separar o verdadeiro do falso e o essencial do acessório.
Os educadores e instituições de aprendizagem do nosso país têm que ter consciência e saber adaptar-se a estas novas realidades. Juntamente com as capacidades básicas de leitura, escrita e aritmética, é igualmente importante que sejam dadas aos nossos estudantes as oportunidades e ferramentas essenciais para tirar o melhor proveito da informação que lhes está disponível. A capacidade de procurar, encontrar e seleccionar informação pode ser aplicada a inúmeros casos diários em que se tomam decisões, sejam de ordem financeira, na área da saúde, da educação ou de carácter técnico.
Este mês dedicamo-nos a aumentar a consciência literácita, para que todos os cidadãos compreendam a sua importância. Uma sociedade informada e educada é essencial para o funcionamento da nossa sociedade democrática, e eu desafio as instituições de ensino do nosso país a ajudarem o povo americano a encontrar e a saber seleccionar a informação que procuram, em todos os seus aspectos.
Assim, eu, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, com o poder que me foi dado pela constituição e pelas leis dos Estados Unidos, decreto , daqui em diante, o mês de Outubro como o mês da literacia. Convoco o povo dos Estados Unidos a reconhecer a importância que a informação desempenha no nosso dia-a-dia, e a consciencializar-se do seu impacto.
Isto eu juro, no dia 1 de Outubro de 2009, assim como o fiz no dia da Independência dos Estados Unidos da América.
BARACK OBAMA
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Revista GIGGLE

Geometria numa teia de aranha

Antes de destrurem a próxima teia de aranha, lembrem-se disto...