domingo, 19 de março de 2023

Livros... - Rubem Alves

 


Rubem Alves
, Gaiolas ou Asas, 2004, Asa

 «Comecei a gostar dos livros mesmo antes de saber ler. Descobri que os livros eram um tapete mágico que me levavam instantaneamente a viajar pelo mundo… Lendo, eu deixava de ser menino pobre que era e tornava-me noutro. Eu vejo-me assentado no chão, num dos quartos do sobradão do meu avô. Via figuras. Era um livro. Folhas de tecido vermelho. Nas suas páginas alguém colara gravuras, recortadas de revistas. Não sei quem o fez. Só sei que quem o fez amava as crianças. Eu passava horas a ver as figuras e não me cansava de vê-las de novo.(…) Um outro livro que eu amava pertencera à minha mãe em criança. Era um livro muito velho. Façam as contas: minha mãe nasceu em 1896… Na capa havia um menino e uma menina que brincavam com o globo terrestre. Era um livro que me fazia viajar por países e povos distantes e estranhos. (…) Onde foi parar o livro da minha mãe? Não sei. Também não importa. Ele continua aberto dentro de mim.» (pp 69-70)

Sem comentários:

Enviar um comentário