terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Livros da semana

Título:O menino que sonhava chegar à lua
Autor: SallY Nicholls
Editora: Editorial Presença
ISBN:978-972-23-3966-7

Sinopse:
Sam tem 11 anos e uma leucemia em fase terminal. Agora em casa, a Sra. Willis prossegue com ele um programa de estudos que Félix, o grande amigo que conheceu no hospital, compartilha. Confrontado com a iminência da morte, Sam inicia o projecto de escrever um livro onde guarda imagens, onde aponta perguntas, os desejos que pretende realizar, listas de factos curiosos sobre a família, os amigos e sobre o mundo que o rodeia, e até mesmo listas que o projectam para além da sua morte. Este livro é também a sua história. Contada do ponto de vista de uma criança que lida corajosamente com a doença, é uma história comovente, que evita todas as armadilhas do sentimentalismo, diverte e nos inspira. O segredo do enorme êxito deste livro reside numa profunda honestidade e na sua simplicidade. É o primeiro romance da autora que contava apenas 23 anos quando o escreveu para leitores de todas as idades.




Título: Adeus, Princesa
Autor: Clara Pinto Correia
Editora: Relógio D'Água
ISBN:972-708-001-4

Sinopse:
Em Adeus Princesa a autora, Clara Pinto Correia, aborda os problemas que se vivem numa região de Portugal, o Alentejo. Um Alentejo rural envolvido em conflitos políticos, económicos e sociais e onde os problemas são mais que muitos.
Pode dizer-se que o motor de arranque deste romance é a morte de Helmut Schneider, um mecânico alemão em serviço na Base Aérea da NATO, em Beja, assassinado numa madrugada de Agosto e cujo corpo foi encontrado numa estrada deserta.
Apesar de Mitó, uma adolescente perdidamente apaixonada por Helmut, confessar a autoria do crime, as autoridades acreditam que ele tenha sido morto por contrabandistas.
Para acompanhar os pormenores do crime a revista Actualidades envia para o local Joaquim Peixoto, um ingénuo estagiário, e Sebastião Curto, um bem-humorado e mulherengo fotógrafo. Quanto aos habitantes da região estão mais esperançados que a publicidade lhes venha resolver os problemas que os afligem do que interessados no desenrolar das investigações.

Sem comentários:

Enviar um comentário