quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Encontro com o escritor Filipe Lopes


Hoje o escritor e contador de histórias Filipe Lopes esteve na BE de Louredo com a turma do 4º ano da professora Adelaide.

A história que contou foi "A História do Zeca Garro". O Zeca Garro é um carrago. Os cagarros (também conhecidos como cagarras ou pardelas) são aves marinhas, bem conhecidas dos açorianos pelo seu canto característico de difícil definição: um gato a miar, um bebé a chorar, um sapo a coaxar são algumas das comparações que se procuram para um tipo de vocalização única e incomparável.

Nesta história infantil idealizada por Carla Goulart Silva (bióloga e directora da Ecoteca do Pico) e Filipe Lopes, o Zeca vai ser confrontado com algumas das dificuldades que surgem aos juvenis da espécie: os progenitores voam para os mares do sul deixando os jovens cagarros até que estes tenham capacidades físicas de iniciar a viagem. Em terra, procurando orientar-se pelas estrelas, os cagarros são atraídos pela luz artificial, fazendo com que alguns sejam atropelados nas estradas, enquanto procuram o mar e o início da migração. O conto procura alertar para estes problemas e para como é possível, até para os mais pequenos, fazer algo para a sua preservação.

Nas entrelinhas da história ficam também alguns valores que devem estar presentes na vida das famílias (humanas ou não): o amor, a compreensão, a tolerância, a solidariedade. A abordagem escolhida permite também fazer um paralelismo com um fenómeno bem conhecido dos açorianos: a emigração e o retorno à terra natal.
Filipe Lopes contou-nos como nasceu este livro e, de um modo geral, explicou as diferentes etapas da criação de um livro.
O autor aproveitou para convidar todos os alunos a visitarem a exposição "A História do Conto - Como Nasce um Livro", que se encontra neste momento na Biblioteca Municipal. Esta exposição tem precisamente por base o livro "A História de Zeca Garro" e tem por objectivo dar a conhecer os diversos passos da produção de um livro, não só como obra artística, mas também como objecto. Vale a pena ver!
Viveram-se momentos mágicos neste encontro com Filipe Lopes!
O autor ofereceu-nos dois exemplares do livro, que já se encontram disponíveis: um na BE de Louredo e outro na BE Nuno Simões.


Sem comentários:

Enviar um comentário